RODRIGO

ARQUITETURA DE ILUMINAÇÃO

terça-feira, 26 de julho de 2011

“Video mapping”, o futuro das projeções

Para quem não conhece, “Video mapping” (ou mapeamento de vídeo) é uma complexa técnica de vídeo que permite utilizar qualquer arquitetura como uma grande tela para projeção, se encaixando perfeitamente em cada aresta, em cada janela, degrau ou onde mais o artista quiser mapear.Empresas especializadas nisso, já fazem projeções de cair o queixo. Com uma combinação de tecnologia em vídeo 3D, os caras conseguem fazer projeções inacreditáveis em monumentos, prédios, ou seja lá onde for.Confere ai no video abaixo:




O Video Mapping (bem explicadinho) é uma técnica que permite projetar imagens 3D em qualquer superfície de escala arquitetônica. Funciona assim: um software processa o mapeamento de elementos tridimensionais das construções como colunas, janelas e outros detalhes. Depois, as imagens mapeadas são estrategicamente combinadas com imagens bidimensionais pré-gravadas, criando ilusões gigantescas como a que você pode ver no vídeo acima.Projeções desse tipo, que extrapolam a tela bidimensional, também tem sido vastamente utilizadas em ações de marketing de grandes corporações.Abaixo fotos de mappings.


Mapping no Copacabana Palace Rio de Janeiro
Museu de Arte de São Paulo-MASP


Igreja de Santa Rita Rio de Janeiro

São Paulo

Cannabis Cup here in Amsterdam




terça-feira, 19 de julho de 2011

Iluminação com Fita de LED Destaca Artefatos Históricos no Museu Goeldi em Belém do Pará




       Aberta desde o dia 22 de junho de 2011, a exposição “Amazônidas” faz parte dos eventos de comemoração dos 145 anos do Museu Goeldi. A mostra celebra a diversidade cultural da Amazônia e as contribuições da instituição para o conhecimento das sociedades amazônicas, destacando a trajetória de alguns pesquisadores, a formação do acervo e os principais projetos desenvolvidos.

Nicho com programação visual 

Relíquias iluminadas de forma uniforme



       Convidada a fazer parte desta história, a Light Design de Belém, sob a direção de Paulo Sérgio Dias Lopes, foi a responsável pelo projeto luminotécnico da exposição. Desenvolvido pelo arquiteto Rodrigo Monte, o projeto apresentou soluções inovadoras, como a substituição das lâmpadas convencionais por fitas de LED Brilia Slim Flex Ultra 240. Rodrigo optou pela tecnologia LED por sua eficiência e por se tratar de um produto de alta luminosidade e extremamente versátil, capaz de ser adaptado em espaços reduzidos.

Montagem da fita led

Texto e imagens: Fornecidas pelo site: www.brilia.com.br, (acervo de projetos)

quarta-feira, 13 de julho de 2011

FARMÁCIAS E NÃO PHARMACIAS

''A farmácia de hoje tem por objetivo a promoção da saúde através da personalização de seus espaços e  da relação de confiança entre médico-farmacêutico-paciente.Com muita certeza, hoje se tem um tratamento altamente diferenciado na área de saúde e cada vez mais se fortalece o elo entre o médico e o paciente''.( http://farmacritica.blogspot.com ).
Com base nesse conceito,os projetos feito para grandes redes de farmácia são cada vez mais atraentes no que diz respeito ao embelezamento de seus espaços internos e externos.

                                  DROGARIA BIG BEN-BATISTA CAMPOS

Fachada principal 

O edifício foi todo reformado e tem parte de sua fachada tombada pelo patrimônio histórico,o seu interior foi todo modificado pra receber seus três níveis de loja.
As fachadas foram iluminadas de formas diferentes.A fachada tombada recebeu iluminação no piso com foco direcionado para parede com as aberturas de janela na temperatura de cor de 3000k,como a iluminação fica na calçada os projetores ficam baixo do nível do piso pra evitar o ofuscamento,o que proporciona uma caminhada agradável pelo passeio.Já fachada nova é iluminada com ajuda de sua transparência,deixando a luz de dentro da loja aparecer pra rua.

Parte interna área dos cosméticos tensoflex nas colunas e no teto

Os níveis são marcados com temperaturas de cor e cores diferentes

Nas áreas de venda de cosmético,farmácia,perfumes a iluminação é feita pelo sistema pivotante(manutenção) de lonas tencionadas Tensoflex com lampadas fluorescentes t5 de 28w 4000k como iluminação geral,e para destaque lampadas metálicas de bulbo cerâmico tipo par 30 de 35w 30 graus 3000k.Já na área de informática e equipamentos eletrônicos,optou-se por pendentes mistos com lampadas metálicas de 35w 10 graus 3000k para destaque e fluorescentes t5 28w 4000k para iluminação geral,esse sistema também conta com fluorescentes t5 azul de 28w,jogando luz no teto,que maraca om cor esse departamento.

Farmácia temperatura de cor 4000k - Tensoflex

Kids tensoflex sistema RGB

Projeto luminotécnico Big Ben Batista Campos foi feito pelo engenheiro Paulo Santos e pelo arquiteto Rodrigo Monte.
Projeto arquitetônico Helder Coelho
Projeto de interiores Ana Perlla e José Jr
Fotos retiradas do site www.drogariasbigben.com.br


O relógio que é a marca da empresa,apartir dai tornou-se padrão.A foto acima mostra outra loja já com a torre iluminada por leds 3w emissão ambar da Ludplus.


                                    DROGARIA BIG BEM INDEPENDÊNCIA

Com projeto arquitetônico do professor Hélcio Arruda e interiores da dupla de arquitetos Ana Perlla e José Jr esta farmácia tem o formato de uma nave espacial(você não leu errado) e tanto o arquitetônico quanto o luminotécnico tomaram partida no filme ''CONTATOS IMEDIATOS DE TERCEIRO GRAU"....maluco não é?....mais o importante é que independente do que você ache do projeto,os materiais especificados são de vanguarda!

Barra de led RGB

Iluminação parte superior da nave

Monocromático

A fachada,que é a nave é iluminada por barras de led em sua parte superior com um controlador dmx que possibilita que a carapaça da nave troque de cor ou não de acordo com a programação feita(fotos acima).Já a parte inferior é iluminada por um sistema com fibra ótica(FASA),que fica cintilando suavemente em pontos diferentes da parte inferior da nave( fotos abaixo).

Vista parte inferior da nave(fibra ótica)

Imagem do alojamento do equipamento na montagem

Imagem do teste de iluminação(fibra ótica)

Projeto luminotécnico Rodrigo Monte 
Imagens acervo de obras.
Fico devendo fotos do projeto acabado,mas prometo postar em breve!




quinta-feira, 7 de julho de 2011

ESPAÇOS PÚBLICOS-RESTAURANTES

Fachada principal

A Casa das Onze Janelas ou Palacete das Onze Janelas é um edifício histórico da cidade de Belém do Pará. Trata-se hoje de um ponto turístico, contruída no século XVIII, por um rico senhor do engenho chamado Domingos da Costa Barcelar, afim de ser sua mansão.


Em 1768, tornou-se um hospital militar graças ao governo do Grão-Pará (Atual Belém). A partir de 1870, a casa teve funções militares, até 2001, quando foi comprado pelo governo de Almir Gabriel para servir como ponto turístico. Hoje a casa é um dos maiores pontos turísticos do estado do Pará. no local, funciona um restaurante.



O projeto luminotécnico desta reforma foi feito pelo arquiteto Paulo Chaves Fernandes(secretário de cultura do governo ) e pelo engenheiro e lighting design Paulo Santos(Le Luci/onlight), que tomaram partido das características rusticas de alguns trechos da obra. Iluminação geral e decorativa andam juntas e de forma harmoniosa.As imagens mostram uma mistura bem interessante de lampadas halógenas dicróicas(35w 10 e 36 graus),que estão dentro de projetores com ante ofuscante(pintados na mesma cor do forro), que proporciona um foco mais preciso e sem muitas sobras nos objetos,a imagem também mostra blizadores(no piso)  e fitas flexíveis led (atras dos painéis) com emissão ambar,o que acentua ainda mais os tons de terra das paredes,e torna o ambiente ainda mais aconchegante e   sóbrio.

Painéis com iluminação(led /ambar)

A iluminação é muito bem feita,mais disso eu falo em uma outra postagem.Quem visitar o restaurante pode conferir o luminotécnico.

                                                       RESTAURANTE RESTÔ PRIVILLEGE
Dedolight corte de luz exatamente sobre a tela
                                                                          
Mais um projeto luminotécnico da dupla Paulo Chaves Fernandes e Paulo Santos com minha modesta participação, o restaurante fica na frente da praça Batista Campos-Belém/Pára no térreo do Ed.Privillege .
Capiteis iluminados 
Com uma iluminação mais cenográfica o restaurante usa alguns produtos que junto com o arquitetônico montam um cenário muito elegante.Arandelas e balizadores da deltalight, colunas com seus capitéis em tensoflex, iluminação das obras de arte são feitas por um dedolight,paredes com imagens são iluminadas por uma luz difusa( sanca com vidro jatedo) feita por fluorescentes t5 de 28W 3000k.
Arandelas aleatórias refletidas no espelho


quarta-feira, 6 de julho de 2011

CAPITULO 1- O INÍCIO

Olá, essa é a primeira postagem deste blog que tem como missão,divulgar informações,debater e mostrar diferentes materiais referentes a projetos luminotécnicos no mundo,no Brasil e principalmente em nossa região norte e nordeste.Espero que fique bom!...Prometo que vou lutar pra atualizar o blog todas as quartas feiras,sempre com material diferente.

Rodrigo Monte